segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia Internacional do Portador de Deficiência

Hoje, Dia 03 de dezembro, segunda-feira, celebra-se o  Dia Internacional do Portador de Deficiência. 
A 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de sublinhar a necessidade de uma maior atenção por parte da sociedade civil e do poder político para os assuntos relacionados com a deficiência.
Por outro lado, este 3 de dezembro pretende também mobilizar a sociedade civil e as entidades com poder para se mobilizarem em torno na defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
Entre estes direitos estão a integração das pessoas com deficiência, quer na vida política, social, económica e cultural.
Todos os anos, o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU, em 1982.
Além do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinala-se neste 3 de dezembro o Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crônica, criado pela Organização Mundial de Saúde.
Informações: PT Jornal (Joana  Teles). Imagem: site Jornalista 292.

Nenhum comentário:

Postar um comentário